HOW TO : CLEAR ACNE | TIPS

A semana passada disse-vos algumas das coisas que podem ajudar no acne – podem ver aqui. No entanto, essas são coisas pessoais e que eu fui aprendendo ao longo do tempo, ao ver o que realmente funcionava ou não.
Assim sendo, hoje decidi separar algumas dicas mais universais – e que vocês já devem estar cansados de ouvir – mas que vale sempre relembrar 🙂
  • Lavar/Desinfectar bem as mãos – Esta é uma dica bem simples e que vale principalmente para quem tem o hábito de estar constantemente com as mãos no rosto. A verdade é que as nossas mãos são locais onde mais bactérias se acumulam. Se não pensem: elas estão sempre em contacto com tudo e mais alguma coisa. É a nossa bolsa que já andou por vários sítios, a mesa que pode não ter sido tão bem limpa, roupa que vaia cumulando pó ao longo do dia… Variadas coisas que, sem darmos conta, prejudica a nossa pele.
  • Desinfectar o telemóvel – Esta já não é tão comum. Aliás, não me lembro de ter ouvido alguém a dizer que desinfectava o seu telemóvel. Mas a verdade é que, se as mãos ganham bactérias, o telemóvel não fica atrás. Por muito “acomodadinho” que ande na mala ou no bolso, os telemóveis estão sujeitos a imensas bactérias – especialmente os tácteis. Mais uma vez, as nossas mãos andam por todo o lado, e a sujidade que temos nas mãos passa para o telemóvel sempre que pegamos nele. O pior é que, muitas das vezes, até quando estamos a comer estamos com o telemóvel, o que vai aumentar ainda mais a sujidade. Além disso, ao atendermos uma chamada, por exemplo, o telemóvel entra em contacto com a nossa pele do rosto que também tem a sua própria “sujidade” – nem que mais não seja os óleos normais que vai adquirindo ao longo do dia. Assim, basta uma vez ou duas vezes por semana, passarem um algodão com um bocadinho de álcool no vosso telemóvel e tudo fica melhor.
  • Lavar os pincéis de pele frequentemente – Nunca é demais lembrar. LIMPEM os vossos pincéis e esponjas (principalmente esponjas). Se tiverem realmente preguiça, foquem-se nos de rosto, mas não deixem passar muito tempo entre as lavagens – Uma vez por semana é o ideal. Os pincéis – e esponjas ainda mais – são um antro de bactérias. Não só acumulam pó (já que a maioria está ao “ar livre”) como também acumulam o óleo da nossa pele + produtos de rosto que usamos antes + maquilhagem. Esqueçam a preguiça e façam isto. De nada adiante ter uma maquilhagem muito bem feita se a nossa pele está um caos. Acreditem que faz uma diferença enorme, não só com o acne como também com possíveis irritações que possamos ter da sujidade a mais. Além disso, um pincel limpo dura mais tempo do que um que quase que fica encardido, não acham? eheh
  • Mudar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana – Principalmente a fronha da vossa almofada. Mesmo após a nossa rotina de limpeza de pele – por muito minuciosa que seja – há o risco de a nossa pele ter ficado com algo. Além disso, os cremes e tudo mais passam para a fronha e vai ficando acumulado. Se isso não fosse suficiente, é durante a noite que a pele mais se renova e, com o “mexe para um lado, mexe para outro”, as células mortas ficam ali e ninguém quer que voltem para o nosso rosto, certo?
  • Não lavar a pele em excesso – Sei, por experiência própria, que quando a nossa pele é oleosa nós só queremos tirar aquele óleo todo em excesso, custe o que custar. No entanto, não devem lavar a vossa pele mais que duas vezes por dia. Isto porque ao fazermos uma lavagem excessiva, acabamos por retirar o óleo “natural” da nossa pele e a agredi-la ainda mais, fazendo com que, quase como um mecanismo de defesa, esta produza mais óleo por “pensar” que está em falta.
  • Beber água – Sim. Mais uma vez. BEBAM ÁGUA! Não vou explicar porque o devem fazer porque já devem estar fartos de ler/ouvir, mas faz IMENSA diferença. Acreditem em mim. E olhem que eu era uma pessoa que passava semana – sim, semanas – sem beber água. Quando o comecei a fazer, em dias a minha pele transformou-se!
Estas foram as minhas dicas para uma pele mais saudável.
Têm alguma diferente?

Deixem-me saber através dos comentários **

Follow me on Instagram @elianarssilva and on snapchat elianasilva

Share: