VALE A PENA VER | WHIPLASH

Para hoje trago-vos uma sugestão de um filme que acredito que não é novidade para ninguém. Vencedor de Globos de Ouro, SAG, BAFTA e Oscars, Whiplash foi uma das sensações deste ano.
Confesso que não lhe dava grande crédito – a história não chamava assim tanto por mim – mas depois de ouvir maravilhas e mais maravilhas decidi ver com os meus próprios olhos.
O que a Sinopse diz:
“Andrew Neyman tem 19 anos e sonha em ser o melhor baterista de jazz da sua geração, mas a concorrência é muito grande. O seu objectivo é tocar nas orquestras lideradas por Terence Fletcher, um professor muito rigoroso e exigente. Quando isso acontece, Andrew começa a ultrapassar todos os limites, inclusive a ter atitudes que jamais imaginou”
Tendo sido indicada e vencedor de tantos prémios como foi, já podemos esperar um bom filme, certo? E de facto é.
Não o achei um filme grandioso em termos de produção ou história. À primeira vista podemos até dizer que é simples , mas claro que isso não afecta em nada a qualidade do filme. São apenas pormenores.
Mesmo tendo uma história “simples” – que no fundo não é assim tão simples, pois há contornos bem fortes e que fazem toda a diferença – quando começamos a ver as interpretações de Miles Teller (Andrew) e do J. K. Simons (Terence) vemos o porquê de tanto alarido. O filme é basicamente feito por eles e a mestria com que o fazem é soberba. 
Mesmo que não gostem deste género de filmes, aconselho a darem a este uma oportunidade pois vão ficar encantados.
E mais uma vez… Embora tenha dito que a história em si é simples, falo no panorama geral. Ao longo do filme vemos que há muito por trás, o que eu acho que faz ainda um melhor filme, pois tornar algo “simples” em mestria não é para qualquer um.
Já viram o filme? O que acham?
Contem-me tudo*

Follow me on Instagram @elianarssilva and on snapchat elianasilva

Share: